terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Lixo com presente!

Toninho foi resgatado dentro de uma caixa de papelão numa lixeira na cidade de Cotia... Estava passando pela rua, a caminho da casa de um paciente, iria somente retirar os pontos após a cirurgia de castração, quando ouvi um barulhinho estranho.
A princípio, achei que era uma criança, olhei ao redor e não havia ninguém. Começei a seguir o som e me aproximei de umas caixas encostadas em um poste de rua....Meu Deus, o som vinha de lá!... Fiquei com medo (tenho pânico de barata) e nojo, mas tinha algum ser vivo naquele local... Sem saída... precisava mexer no lixo. Achei uma caixa e lá dentro tinha um cão ainda filhote.
Ele cheirava muito mal, estava nojento, desidratado e parecia que tinha um óleo no corpo. Magro como só ele...
Levei pra clínica e ao examiná-lo percebi que ele  estava desnutrido, desidratado, tinha uma seborréia na pele e estava com muito medo. Ele tinha um pavor nos olhos, o que será que tinha acontecido com ele? Há quantos dias ou horas ele estava no lixo? Quem foi o infeliz que o deixou lá?
Bem, cuidei dele.

Ele comia como se nunca tivesse visto alimento na vida. Coloquei na fluidoterapia (soro) e mantive em observação. Ele foi ficando animado e menos desconfiado!
Nosso motorista Sr. Antonio, adorou o pequeno no primeiro instante. Apelidamos de Toninho!
Na semana seguinte, consegui fazer um banho  com um shampoo apropriado para eliminar a oleosidade da pele. O tratamento levou uns bons três meses, mas melhorou muito o aspecto.

Toninho, mais conhecido como Totó ficou forte e bonito.
Vacinei, castrei e hoje Totó é o companheiro do Sr. Antonio.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Bela

Isabela Swan, uma gata persa. Pequenina, meiga, tricolor, um doce de menina. Sou louca por ela!
Tudo começou há um ano atrás quando percebemos que  a Bela ia pra caixinha de necessidades, demorava muito e não conseguia fazer xixi. Eu tinha acabado de mudar de casa e a espécie felina é super sensível a mudanças. Bem, ela  teve uma cistite e quando solicitei uma ultrassonografia abdominal, descobri que um dos rins estava "inflado", ou seja cheio de líquido, era uma hidronefrose. Pedi a um colega para operá-la e retiramos o rim doente. Minha pequena ficou somente com um rim, ainda bem que o outro é bem saudável. A causa da hidronefrose foi uma castração mal feita, aonde suturaram o ureter juntamente com os ovários. Infelizmente, erro profissional...

Bela se recuperou bem. Passou um ano e eu mudei de casa novamente (tenho alma cigana) e acreditem, coincidência ou não Bela adoeceu de novo.
Começei a perceber quando chamei para comer, ela cheirou a comida e virou as costas. Bela sem comer?? isso é impossível.....passou mais uns minutos e vômito.
No dia seguinte, Bela não comia e iniciou uma sessão de vômitos. Direto ao laboratório para fazer exames.
Quando o resultado saiu já era noite,  li e  tive vontade de chorar: o único rim da minha Belinha não estava funcionando. Uma das funções dos rins é filtrar o sangue e eliminar as toxinas através da formação de urina,  o rim da Bela não estava filtrando e ela estava intoxicada, por isso o vômito e anorexia. Tratamento imediato é a fluidoterapia (soro) para forçar a produção de urina. Começou a batalha...


Como ela não comia nada, iniciei um processo que apelidei de telesena: de hora em hora, eu ou minha filha, injetávamos na boca dela,  arroz e peito de frango batido no liquidificador, as vezes ela vomitava, as vezes ingeria. Foi uma luta: soro duas vezes por dia e alimentação telesena.

Quatro dias depois, fiz um ultrassom e o resultado foi uma nefrite - infecção renal, mas a estrutura do orgão está preservada. Apesar de tudo, fiquei feliz!!! Conseguirei tirar minha pequenina dessa!!!  Longo tratamento, serão 6 semanas de antibióticos.
Após a primeira aplicação, a Bela começou a urinar muiiiiiito e assim eliminar o que lhe intoxicava. Nessa mesma noite, ela começou a comer. Felicidade total. Ela vai melhorar !!!!