domingo, 23 de outubro de 2011

Pequeno Marley -parte II

Domingo de manhã, dia de passear com Jack, guia na mão, saquinho para o cocô e pé na rua.
Ele, como sempre animadíssimo, andamos mais ou menos 3 km, voltamos pra casa e percebi Jack mais cansado do que o normal,  pensei "é melhor descansar". No horário do jantar, ele não quis comer, isso também não é normal... começei a me preocupar, Jack não está bem.
Segunda de manhã, ele não comeu de novo, vamos pra clínica comigo! Coletei sangue para exames, confesso que até uma simples coleta de sangue nos meus animais se torna um ato difícil para mim. Resultado: doença do carrapato de novo, Erlichiose, doença que parasita as células do sangue, resultando em severa anemia. Existem três tipos: aguda, subclínica e crônica. Jack tem a crônica. Na mesma noite, iniciei o tratamento. Após 3 dias, ele não apresentava nenhum sinal de melhora, entrei em pânico. Precisava  de uma transfusão de sangue, muita dúvida,  a infecção não cedia. Tinha que raciocinar, não tinha cérebro, o sentimento era muito maior que minha razão.
No mundo veterinário, tudo é mais lento do que na medicina humana, tive muita dificuldade em conseguir uma bolsa de sangue para fazer a transfusão, mas consegui e Jack ficou tomando sangue por seis longas horas. No início da transfusão, o hematócrito (taxa que determina o volume de hemácias-células do sangue) estava em 10%, sendo que o valor ideal mínimo é 37%, ao final da transfusão tinha conseguido subir até 26%.
No dia seguinte, ele estava mais animadinho, ainda muito fraco, comeu um pouco. Recorri a conselhos e ajuda psicológica de amigas veterinárias (diga-se de passagem: grandes amigas!). Eu entendo porque médicos não podem cuidar de seus entes queridos. É muito mais dolorido quando são nossos!

Jack Sparrow teve uma anemia hemolítica secundária à Erlichiose, ou seja, ele mesmo destrói as células do sangue dele. Precisei entrar com medicações para alterar o sistema imunológico.
Ele está se recuperando muito lentamente, precisará de cuidados para toda vida.
Sem problemas, meu pirata, tô aqui pra isso!


Nenhum comentário:

Postar um comentário