segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Emergênciaaaaaaaaaaaaaaa...........

Um amigo meu está trazendo o cachorro dele, disse que esta péssimo....- me avisou a Camila.
Passou uns 20 minutos, eu estava olhando as orelhas de um outro paciente, quando vi subindo um daschund (salsicha) grande e marron, completamente desacordado, no colo de um rapaz.
Desci da mesa o paciente da orelha e deitamos o daschund. O nome dele é Pluto, 12 a 13 anos, ninguém sabia ao certo....e uns bons 12 quilos, bem grandão.
Ele estava em choque, não responsivo, sem movimento nenhum, todos os seus músculos tinham uma rigidez impressionante.
Enquanto avaliava os sinais do Pluto, fazia perguntas ao proprietário afim de descobrir o que tinha acontecido: o Pluto tinha saído ao meio dia para passear e quando retornou não estava bem... ninguém viu o que aconteceu, já eram 3 horas da tarde e ele estava péssimo.
Eu precisava agir rápido, coloquei na fluidoterapia (soro), tinha uma desidratação severa e elimininava líquido pelo ânus como se fosse uma torneira aberta.
Estava em choque hipovolêmico, ou seja, o animal perde tanto líquido que o coração fica incapaz de bombear sangue para o corpo. Isso pode causar a desfunção de outros orgãos, levando rapidamente a morte.
Teoricamente, a perda de aproximadamente um quinto do volume sangüíneo normal, por qualquer causa, pode causar choque hipovolêmico. Isto inclui sangramentos ou perda de líquidos do corpo.

Achei que ele estava morrendo...toda vez que eu me deparro com essa situação, fico nervosa, triste, comecei a tremer...parei, pensei, me acalmei e voltei a agir...tudo isso em questão de segundos... ele não tinha tempo.
Os sinais eram bem característicos de uma intoxicação...a que? não sabemos.
Não sei quanto tempo passou.....até as pálpebras não tinham mais reflexo....achei que o coração pararia a qualquer momento.

Durante esse tempo o proprietário tinha ido até a padaria comer alguma coisa, quando retornou, chegou próximo ao rosto do Pluto e começou a conversar com ele, pedia pra ele reagir, sair dessa. 
Gente, parece mentira o que eu vou dizer,  mas ele levantou, parecia que estava retornando de um coma profundo, super atordoado.
Meu Desus, ele reagiu, abriu os olhos, tentava fixar o olhar, totalmente desnorteado, mas era um bom sinal. Nao acreditei, olhei para a Camila, transmitimos o pensamento: "será que conseguimos??".
O Pluto saiu andando, foi para a cidade de Jundiaí aonde está internado no hospital de um parente do proprietário, ainda em tratamento para uma gastroenterite, mas está bem, vivo e fora de risco!
Valeu Pluto !!

Um comentário: