terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Meio Kilo

Meio Kilo, esse é o nome dele.
Sua proprietária, Jane, resgatou o pequeno. Era o menorzinho entre os outros, estava debilitado e na ocasião ele ficou internado. Não sei o que ele teve.
Conheci Meio Kilo em dezembro passado, quando veio para iniciar o protocolo de vacinação, ele tinha uma pequena anemia, mas estava bem.
Nos primeiros dias deste ano, veio a Jane com o nosso querido Meio Kilo sem comer nada e super apático.
Ohh..coitado, nem se mexia, super debilitado, desidratado e magrinho de novo.

Coletei exames e solicitei urgência no laboratório.
Iniciei os primeiros socorros. Ele estava fraco, sem cor e nem forças para se mover. Coloquei em fluidoterapia (soro), algumas medicações para controlar o vômito e enquanto isso eu aguardava os resultados dos exames....nada...passou quatro horas, resolvi ligar no  laboratório, conversa vai e conversa vem, descobri que o material coletado do Meio Kilo tinha ficado com o motoboy durante 3 horas..a b s u r d o ! ou seja, não adiantou nada pedir urgência. Resumindo tive o resultado somente à noite e acredito que pelo ocorrido com a amostra de sangue,  o resultado também não era 100% confiável.
Dia seguinte, Meio Kilo retornou ao consultório e ainda não comia nada, super prostrado. Vamos lá, tudo de novo. Rezei por ele. Tive medo que pudesse ser algo irreversível, como as vacinas não estão completas, ou melhor só iniciadas, me preocupei, mas (como sempre) acredito que com o meu trabalho e uma força "divina" ele sairia dessa.
Ficou novamente internado comigo.
Dia seguinte, uma pequena melhora, ele começou a levantar, meio cambaleante, é verdade, mas é um começo....ah, também lambeu um pouquinho da comida.

Tudo de novo, mais um dia de internação, soro e medicação.

Outro dia: finalmente começou a comer, estava mais animado, até latindo!!! Internei mais um dia, para garantir a melhora. Fiquei muito feliz !
O trabalho de veterinária é isso: uma luta constante onde manipulamos  o organismo de um outro ser vivo para que ele reaja e combata a doença. Temos derrotas e às vezes quem vence é a doença, mas quando eu consigo vencê-la... EU AMO! 
P.S.: Talvez seja a mesma sensação do jogador de futebol quando faz o gol.

Meio Kilo tem de 3 a 4 meses, vira-lata puro, um olhar doce e carente que conquista qualquer um.

Um comentário:

  1. É com muita tristeza que comunico que o pequeno Meio Kilo faleceu ontem à noite.
    Não tivemos tempo de descobrir o que ele teve, mas acredito que o que fosse, estava com ele desde o nascimento.
    Como eu disse, às vezes somos derrotados pela doença.......

    ResponderExcluir